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HINO NACIONAL BRASILEIRO
HINO NACIONAL BRASILEIRO

 

 

HINO NACIONAL BRASILEIRO/ BRAZILIAN NATIONAL HYMN

Música de Francisco Manuel da Silva

 

 

 

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ÁREA DE LINGUAGEM/ MÚSICA

  

Título do Projeto: A contribuição da flauta-doce no processo de  desenvolvimento cognitivo do educando.

 

Faixa etária: A partir dos dez anos.

 

Duração: 8 meses

 

 

 

  

Justificativa:

 

Este trabalho tem por finalidade levar os alunos a compreenderem as principais características da flauta-doce e sua influência na vida musical de todos eles.

Esse instrumento garante condições favoráveis para que os educandos desenvolvam, participem e se tornem autônomos no processo de iniciação musical, como forma de inclusão nessa modalidade que ora passa a fazer parte, também, do currículo de ensino.

Todos os sentidos e significados possíveis ligados à música serão explorados pelos jovens por meio de atividades que lhes mostre o mundo sonoro interligado à escrita, a partir do estudo das teorias, técnicas, cantigas populares e hinos tradicionais.

É importante que os educandos conheçam o universo musical da flauta-doce, pois isto torna o caminho da aprendizagem mais  significativo, sobretudo quando eles têm a oportunidade de tocar também o instrumento por eles confeccionado.

Portanto, o referido trabalho é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos envolvidos no projeto.

 

Fundamentação Teórica:

 

A música é uma atividade humana milenar, tendo suas origens com os povos primitivos. Ela reúne diversas habilidades, e tem o intuito de não somente divertir e encantar as pessoas, porém  dar-lhes a oportunidade de desenvolver suas potencialidades artísticas.

 Entre as diversidades que a arte sonora contempla, podemos citar a ópera, o tango, frevo, samba, jazz, rock, vanerão, rasqueado, baião etc. É nesse mundo de ritmos e gostos que os nossos jovens crescem e constroem seu universo emocional e estético.

Há indícios arqueológicos de que a flauta teve grande importância na vida dos egípcios, gregos e romanos.

Em sua monografia de licenciatura em música, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,   Noara de Oliveira Paoliello  diz que a flauta doce  tem  uma dupla função: primeiro, como instrumento artístico, cujo apogeu se deu por volta do período barroco e, segundo, por ser um instrumento de iniciação musical. Tanto que os saxofonistas geralmente começam  o aprendizado pela flauta.

No Brasil, país de culturas diversas, onde frevo, samba e estilos outros existem, os alemães que para cá vieram tiveram relevante contribuição para a difusão da flauta. Já no Nordeste, ela se consolidou como instrumento musical do interior, na figura do pífano ou pife. Seja como for, não resta dúvidas de que a flauta doce é mesmo um dos melhores instrumentos de iniciação quando se pensa na linguagem musical em sua forma teórica e prática, perpassando pelo mundo da escrita em pentagramas.

Enfim, a música, na educação, desenvolve a capacidade criativa, intelectual, a concentração e disciplina, de modo que a escola deve incentivá-la sempre, criando meios para sua prática efetiva.

 

Objetivo Geral:  Desenvolver a linguagem musical nos educandos e propiciar a eles contato com  a flauta doce  e  o conhecimento das técnicas de tocar e confeccionar este instrumento milenar.

Objetivos específicos:

 

- Adquirir conhecimentos sobre a história da música.

-Conhecer teorias sobre o som e seus aspectos físicos, enquanto fenômeno vibratório

- Conhecer vários tipos de flauta doce.

- Dominar a técnica de como confeccionar e tocar o instrumento.

- Conhecer diferentes estéticas musicais.

- Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham com música.

 

Procedimentos didáticos:

 

- Informação histórica sobre como o homem desenvolveu a música e a origem da flauta doce em textos e vídeos educativos.

- Estudo de partituras e grafogramas.

- Apresentação pública das primeiras músicas após três meses de projeto.

- Oficina de confecção da flauta doce de PVC, de bambu ou  em alumínio.

 

Avaliação:

 

A avaliação será feita através de registros (escritos, fotográficos e vídeos) pelo professor instrutor, observando o envolvimento do aluno no projeto, a criatividade, o espírito coletivo e o conhecimento alcançado.

 

Referências bibliográficas:

 

AUGUSTIN, Kristina.Um olhar sobre a música antiga: 50 anos de história  no Brasil. Rio de Janeiro: K. Augustin, 1999.

 

FRANK, Isolde Mohr. Pedrinho toca flauta doce – 1º e 2º vol. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

 

GUIA, Rosa Lucia do Meres. Tocando flauta doce - pré-leitura. Belo horizonte, 2004.  

 

LIRA, Ilma. Rumo a um novo papel da flauta doce na educação musical brasileira.  Dissertação de Mestrado apresentada no Departamento de Música da Universidade de York, Inglaterra, 1984.